FANDOM

Mega Man/Rockman
RMCoverPromo
Capa Japoneas

HistóriaEditar

Editar

A história de Mega Man começa no século 21, quando nascem os brilhantes gênios da robótica Dr. Thomas Light e Dr. Albert W. Wily, que estudaram sua vída toda e viraram PhDs em eletrônicos. Alguns anos depois, Dr. Light criou um laboratório querendo ajudar a humanidade com seu intelecto. Enquanto isso, Dr. Wily, cansado de viver na sombra de Dr. Light, criou um laboratório no Oceano Pacífico e começou seus planos para dominar o mundo.

Dr. Light criou inúmeros avanços no mundo da robótica. Criando vários robôs para ajudar a humanidade, Light percebeu como seus projetos tinham um potencial enorme. Ele decidiu então criar robôs mais similares a humanos, que tivessem inteligência artificial. Então, Dr. Light criou o primeiro desses robôs, chamado de Blues, ou Protoman. Proto Man foi a base do design da linha de robôs Sniper Joe, mas só ele continha uma inteligência artificial, uma que o mundo jamais tinha visto, Proto Man não só tinha sua própia mente, mas um senso de independência, um que o fez mais parecido ainda com seres humanos. Um dia, Dr. Light percebeu que o gerador de energia de Proto Man era falho, e decidiu o consertar. No entanto, Proto Man confundiu as intenções de seu criador, achando que "consertar" tiraria sua vontade própia. E por isso, Proto Man fugiu do laboratório.

Mesmo depois da perda trágica de Proto Man, o qual Light considerava como um filho, o Dr. não desistiu, dessa vez criando um par de robôs, pensando que os dois trabalhariam juntos para superar o problema do senso de independência. Então nasce Rock e Roll. Rock virou o assistente de laboratório de Dr. Light, enquanto Roll cuidava da casa. Com o sucesso desse projeto, o Dr. decidiu criar mais seis robôs, cada um para assistência industrial diferente, eles são: Cut Man, Guts Man, Ice Man, Bomb Man, Fire Man, e o adorado Elec Man (Que na versão Powered Up, ganhou o título de líder do grupo, devido a seu bom senso de comando, sendo assim representado na maioria das mídias, como Archie Comics e MegaMix.) (Na versão Powered Up, dois robôs foram adicionados, Oil Man, e Time Man.)

Cedo, Dr. Wily se cansou de vez de Dr. Light quando o mesmo recebeu um prêmio Nobel, assim como ganhou o concurso de Design Manual LIT. Wily percebeu o pontecial dos robôs com uma verdadeira I.A. - Eles poderiam ser usados para "outros meios".

Mega ManEditar

Dr. Wily roubou e reprogramou os seis robôs de Dr. Light, deixando Rock e Roll de lado, pois eram apenas robôs domésticos. Dr. Light descobriu cedo que foi Wily quem fez tal ato terrível, e ficou desesperado com Wily atacando o mundo com seus robôs. Ele sabia que a polícia não era o suficiente para lidar com essa ameaça.

Foi então, que Rock, o assistente de Dr. Light, em um sinal de milagre, se voluntariou a ser convertido em um robô de luta. Rock tinha um senso de justiça enorme e não podia simplesmente ficar parado e assistir o trabalho de seu "pai" ser usado para o mal. Então, no dia 25 de 200X, Light relutantemente converteu seu assistente de laboratório e filho em um robô de potencial inimaginável. Equipado com uma armadura de Ceratanium e o Mega Buster, Rock ficou conhecido como o robô Mega Man e saiu para derrotar Wily em sua fortaleza, impedindo-o de conquistar o mundo.

PersonagensEditar

  • DLN-001 Mega Man: Protagonista da série, único personagem jogável (Não verídico para Powered Up)
  • Dr. Thomas Light: Gênio cientista, criador de vários robôs revolucionários, inclusive o protagonista Mega Man.
  • DLN-002 Roll: A irmã de Mega Man.
  • Dr. Wily: O antagonista principal da série. Um cientista maluco que roubou as criações de Dr. Light e quer dominar o mundo.

ChefesEditar

Robot MastersEditar

Modelo No. Nome Armas Fraquezas
DLN-003 Cut Man Rolling Cutter Super Arm
DLN-004 Guts Man Super Arm Hyper Bomb
DLN-005 Ice Man Ice Slasher Thunder Beam
DLN-006 Bomb Man Hyper Bomb Fire Storm
DLN-007 Fire Man Fire Storm Ice Slasher
DLN-008 Elec Man Thunder Beam Rolling Cutter

Chefes da Wily FortressEditar

Estágio 1:

Estágio 2:

Estágio 3:

Estágio 4:

ArmasEditar

  • "Mega Buster": Arma principal de Mega Man. (P)
  • Magnet Beam: Item usado para criar plataformas. Pode ser achado na fase de Elec Man. (M) (Foi removido na versão Powered Up)
  • Rolling Cutter: Arma de Cut Man (C)
  • Super Arm: Arma de Guts Man (G)
  • Ice Slasher: Arma de Ice Man (I)
  • Hyper Bomb: Arma de Bomb Man (B)
  • Fire Storm: Arma de Fire Man (F)
  • Thunder Beam: Arma de Elec Man (E)

ItensEditar

Item Tipo Descrição Localização
1UP10A
1-UP
Recuperação Dá uma vida extra a Mega Man, Todos os estágios.
MM1LifeEnergyL
Life Energy (Big)
Recuperação Recarrega 10 unidades de energia de Mega Man. Todos os estágios.
MM1LifeEnergyS
Life Energy (Small)
Magnet Beam
Magnet Beam
Transport Dá a Mega Man a habilidade de criar plataforma. Estágio de Elec Man
MM1BonusBallB
Bonus Ball
Pontos Aumenta a pontuação. Todos os estágios
MM1WeaponEnergyL
Weapon Energy (Big)
Recuperação Enche 10 unidades de energia de arma de Mega Man. Todos os estágios
MM1WeaponEnergyS
Weapon Energy (Small)
Recuperação Enche 2 unidades de energia de arma de Mega Man. Todos os estágios.
Yashichi
Yashichi
Recuperação Enche toda a vida e energia de arma de Mega Man, e adiciona 100,000 pontos. Último estágio

GaleriaEditar

CapasEditar

ScreenshotsEditar

VídeosEditar

Comercial Japonês de Rockman   Mega Man SpeedRun (JPN)
Rockman (Megaman) Commercial - NES Famicom00:29

Rockman (Megaman) Commercial - NES Famicom

NES Rockman by Shinryuu & FinalFighter in 12 2314:35

NES Rockman by Shinryuu & FinalFighter in 12 23.34

CuriosidadesEditar

  • Além de Mega Man Powered Up, esse é o único Mega Man com um sistema de Pontuação.
  • A capa americana de Mega Man é completamente diferente do Mega Man real. A razão por trás disso é que a Capcom americana achou que a fofura do personagem não iria atrair crianças americanas. Isso também explica a mudança de Rock para Mega e de Rockman para Mega Man. Tudo uma tentativa de trazer Mega Man para o ocidente. No entanto, o designer da capa não viu nada do material original e recebeu pouquíssimo tempo para desenvolver a capa do jogo, resultando em uma capa parecida em nada com o conteúdo original. Essa capa é geralmente vista como a pior capa de todos os jogos na história.
  • Esse é o único jogo onde re-jogar antigos estágios te permite enfrentar novamente o chefe dessa fase.
  • A capa americana do jogo aparece em Mega Man ZX Advent como o disco secreto "Legendary Hero", dado como uma recompensa por completar a missão especial de Chris. O Mega Man da capa americana é jogável em Street Fighter Vs Tekken, e também aparece em Mega Man Universe.
  • Rock, Roll e Dr. Light não são nomeados o jogo todo; Eles só são vistos no final. O Yellow Devil, o Copy Robot e os Sete CWU-01P também não são nomeados no jogo. Dr. Wily é a única parte de seu nome que é dada. Não há "Albert W." no jogo todo. As armas não recebem seus nomes também. (M vem de Magnet, e P pode vir de Power, ou Player.)
  • Os nomes Rock, Roll são uma referência ao gênero músical Rock & Roll. Assim como Blues se refere ao gênero músical Blues.
  • Muitas pessoas acreditavam que a música da fase de Elec Man fosse inspirada na música "Faithfully" da banda Journey, vindo de seu álbum clássico de 1983 "Frontiers", as músicas de fato são similares, mas nenhum membro da Capcom americana ou japonesa confirmou isso.
  • Trocar para o Magnet Beam ou o Super Arm durante a luta com o Copy Robot vai forçar o mesmo a simplesmente correr, só pulando quando o jogador apertar o botão de pulo.
  • Mega Man foi o único jogo de NES da série que não teve nenhum Robot Master em sua capa americana. Eles estão na versão Européia e Japonesa.
  • Esse é o único jogo da série onde espinhos ainda matam Mega Man mesmo que ele esteja em seu período curto de invencibilidade.
  • Esse é o único Mega Man a ter inimigos nos corredores antes da batalha de chefe.
  • Esse é o único Mega Man onde a nave de Dr Wily é vermelha e dourada, não azul e dourada.
  • Esse é o único Mega Man onde o logo "READY" não pisca no começo da fase.
  • Esse jogo e Mega Man 3 são os únicos a ter todos os Robot Masters no desenho clássico da Ruby Spears.
    • Cut Man e Guts Man apareceram em todos os 27 episódios do desenho.
  • O comercial japonês de Rockman mostra Mega Man usando as armas erradas contra os chefes, como Mega Man usando Thunder Beam no Guts Man, que na verdade tem como fraqueza a Hyper Bomb. Alguns teorizam de que isso foi feito para não revelar a fraqueza de nenhum chefe antes de obter o jogo.
  • A conta bancária do Dr. Wily (19-871-217) em Mega Man 9 é a data de lançamento japonesa de Mega Man (1987/12/17)
  • Esse é o único jogo onde cada arma de Mega Man tem um som diferente.
  • A música de Elec Man toca durante o comercial japonês.
  • Esse é o único Mega Man onde o jogador pode continuar rejogando os níves depois dos créditos e encerramento.
  • Roll originalmente teria um papel muito maior no jogo, não só ela seria capturada por Dr. Wily, como uma versão dela gigante seria enfrentada como o chefe final.