FANDOM

MM8Shot

Shot (ショット Shotto) é o ataque mais básico da franquia Mega Man, utilizado pela maioria dos protagonistas das séries e possui duas variações mais poderosas: Middle Shot e Charge Shot.

Charge Shot (チャージショット Chājishotto; lit. "Tiro Carregado") é um comum ataque da franquia introduzido em Mega Man 4 e é o ataque assinatura de todos os Mega Man com exceção de Volnutt. Ele também é usado por outros personagens usuários de Buster como Proto Man, Bass e Zero.

Visão GeralEditar

Muitos usuários de Buster possuem um tiro solar padrão chamado simplesmente de Shot (ショット Shotto), sendo o ataque mais básico da franquia Mega Man.

Se esse tiro é carregado por poucos segundos e imediatamente atirado é chamado de Middle Shot (ミドルショット Midorushotto) ou Level 2 Charge Shot sendo um pouco mais forte que o Shot basico.

Mas quando carregado completamente o tiro usa seu poder total, chamado Charge Shot (チャージショット Chājishotto) ou Level 3 Charge Shot.

O Charge Shot tem sua força variando de personagem para personagem, a defesa do inimigo também pode influenciar o dano causado pelo Charge Shot. Transformações do personagem também pode influenciar no Charge Shot, criando diversas variações.

Aparências e PersonalizaçãoEditar

Um Shot e suas versões carregadas são normalmente esferas de energia solar atiradas pelo Buster. O Shot básico normalmente tem uma cor amarela e é pequeno enquanto o Middle Shot e o Charge Shot podem variar de acordo com o usuário e transformação. O Charge Shot do Mega Man original por exemplo, tem uma coloração azul enquanto Mega Man X nenhuma armadura utiliza um de coloração verde.

VariaçõesEditar

  • Shot - É o tiro mais básico. É uma pequena esfera de energia solar normalmente de cor amarela. Geralmente causa o menor dano de todo o jogo, mas é o mais rápido de se executar. Mega Man X com a Shadow Armor lança Shots em forma de Shuriken que são lançados em várias direções diferentes ao invés do usual para frente.
  • Middle Shot - É o Shot carregado, mas não completamente. Causa um dano mediano, acima do Shot mas abaixo do Charge Shot.
  • Charge Shot - É o Shot carregado completamente, causando um mais dando que os tiros anteriores. É o ataque mais poderoso do personagem, fora as armas ganhas dos chefes e Upgrades.

Charge ShotsEditar

  • Mega Man Charge Shot - A total capacidade do Buster de Mega Man após ganhar o New Mega Buster de Dr. Light em Mega Man 4 e mais tarde foi fortalecida por Dr. Cossack e Dr. Light com Super Mega Buster e Hyper Mega Buster respectivamente. Inicialmente era uma grande esfera de energia solar de cor amarela, porem mais tarde passou a ter uma coloração azul.
  • Double Charge Shot - É Charge Shot atirado de dois Mega Buster ao mesmo tempo, um em cada braço. Mega Man utilizou o ataque apenas uma vez em Super Adventure Rockman. Apesar de poderoso, é muito perigoso para Mega Man usar regularmente, visto que drena sua energia muito mais rápido.
  • Proto Strike - Um poderoso Charge Shot de Proto Man. Em Mega Man Powered Up, Proto Man pode usar esse tiro sem precisar carregar, possuindo a mesma potencia de um Charge Shot de Mega Man.
  • Big Bang Strike - Uma explosão de energia de tremendo poder. Este ataque é muito perigoso para Proto Man, visto que ele drena severamente sua energia.
  • Bass Charge Shot - Bass tem a capacidade de disparar um Charge Shot de coloração verde.
  • Roll Charge Shot - Teve apenas aparições Non canon em Marvel vs. Capcom. Roll pode utilizar um poderoso tiro semelhante ao de Mega Man, mas não pode ser carregado em etapas maiores.
  • X Charge Shot - O Charge Shot de X é muito mais poderoso que o do Mega Man original. Inicialmente seu tiro carregado era de coloração azul assim como do seu antecessor, porem mais tarde mudou para uma coloração verde e por fim mudou para uma coloração azul esbranquiçada. Em Command Mission seu Charge Shot dispara vários tiros finos separados ao mesmo tempo.
  • Spiral Crush Shot - O Charge Shot de X na Light Armor. Pode disparar três trilhas de cinco tiros rosados no formado de uma espiral.
  • Zero Shot - No primeiro jogo, Zero pode disparar um tiro avermelhado que possui potencia comparada ao da Light Armor de X, ele entrega seu Buster para X para compensar caso o protagonista não consiga o braço da armadura. Mais tarde Zero é capaz de usar um Middle e um Charge Shot equivalente as armaduras de X e finalizar com seu sabre com um poderoso combo. A partir do quinto jogo, o Buster de Zero recebe um nítido Downgrade, com seu buster sendo capaz apenas de carregar um tiro com potencia de Middle Shot.
  • Double Charge Shot (X) - Charge Shot de X na Giga Armor. X pode carregar seu Buster lançando um Charge Shot regular mas acompanhado de duas espirais de energia em volta. Este também é o Charge Shot regular do Model X usado por Vent e Aile em Mega Man ZX.
  • Cross Charge Shot - Charge Shot de X na Hyper Armor. X pode carregar o Buster até uma quarta etapa. Ele lança um poderoso tiro vermelho com pequenos tiros amarelos e verdes em volta. Golden Armor permanece com esse mesmo Charge Shot.
  • Stock Charge Shot - Um dos Charge Shots de X com a Fourth Armor. Permite X carregar quatro tiros carregados de uma só vez. Quatro ícones de plasma aparecerá ao lado da barra de vida de X que são usados para manter o controle do número de disparos de X. Sempre que X atirar enquanto um ícone é visível, ele vai disparar um tiro carregado.
  • Plasma Charge Shot - Um dos Charge Shots de X com a Fourth Armor. Permite X usar uma grande esfera de energia azul que ao atingir o alvo permanece causando ataque continuo em forma de uma esfera azul com raios em formas "X" no meio. Este também é o Charge Shot da Ultimate Armor, indicando que é o Charge Shot mais poderoso de X e talvez da franquia.
  • Spear Charge Shot - Charge Shot de X com a Falcon Armor. Um tiro pequeno e fino mas que pode perfurar qualquer obstáculo. Em Mega Man X6 ela perde sua propriedade de perfuração.
  • Gaea Shot - Charge Shot de X com a Gaea Armor. Uma grande e poderosa bola de energia verde, mas que possui um alcance muito curto. Ela é capaz de destruir vários blocos que antes eram indestrutíveis com ataques normais.
  • Plasma Shot - Charge Shot de X com a Blade Armor. É uma versão menor da Plasma Charge Shot e apesar de ser um Charge Shot de uma Armadura, não é mais poderosa que um Charge Shot do X sem armadura. Mas em compensação, ele é capaz de "carregar" o Z-Saber, fazendo seu Buster entrar em Saber Mode e executar ataques mais poderosos que um Z-Saber normal.
  • Enzukirin - Charge Shot de X com a Shadow Armor. Diferente dos outros Charge Shots, não é realmente um tiro e sim um poderoso corte de coloração amarela usando o Z-Saber.
  • Glide Charge Shot - Charge Shot de X com a Glide Armor. X disparar tiros carregados que vão em direção ao alvo de forma teleguiada. Caso erre o alvo, o tiro vai em direção ao próximo alvo a frente.
  • Icarus Charge Shot - Charge Shot de X com a Icarus Armor. Diferente dos outros Charge Shots, uma esfera de energia não é disparada e sim uma poderosa onda de energia laser.
  • Hermes Charge Shot - Charge Shot de X com a Hermes Armor. X dispara dois a cinco Middle Shots que se espalham aumentando a área e o alcance do ataque.
  • X Fire Charge Shot - Charge Shot de X com a X Fire. X carrega o ataque em seu Buster, mas diferente dos outros Charge Shots ele precisa se aproximar do inimigo e usar uma explosão de energia continua de perto.
  • Charge Shot (EXE) - O Charge Shot de Mega Man.EXE funciona com o mesmo principio dos outros Charge Shots mas ele é capaz de fortalece-lo com Power Ups.
  • Charge Shot (Omega-Xis) - Charge Shot de Geo Stelar junto de Omega-Xis como Shooting Star Mega Man. Diferente dos outros Charge Shots, não é preciso segurar um botão para carregar o Charge Shot, ele é carregado automaticamente enquanto Mega Man estiver sem atacar em batalha. Segurar o ataque faz com que Mega Man comece a disparar vários Shots interrompendo o carregamento.
  • Buster Shot (Model A) - O Charge Shot de Grey utilizando o Model A. Segue o mesmo principio de uma grande esfera de energia disparada.
  • Reflect Laser (Model A) - Charge Shot de Ashe utilizando o Model A. Pode lançar feixes de energia que se carregados completamente podem ricochetear em locais sólidos, mudando sua direção.
  • Buster Shot/ZX Buster Shot - Charge Shot de Zero na série Zero e do Model ZX utilizando pistolas para disparar ao invés do típico Buster acoplado no braço. Pode disparar Shots e Charge Shots embora o dano é naturalmente mais fraco se comparado a um tiro de Buster.

Outros ShotsEditar

  • Rapid Fire Shots - São rápidos disparos de energia lançados um seguido do outro. Apesar de ser mais fraco que um tiro carregado, a quantidade disparada de forma rápida compensa a falta de dano. É o ataque assinatura de Bass e Volnutt usando seus Busters e de Axl usando seu Axl Bullet. Mega Man e Mega Man X também podem utilizar Rapid Fire Shots com Upgrades.
  • Rocket Punch - Com um Upgrade no Super Mega Buster que Dr. Light fez em Mega Man V, Mega Man trocou o Charge Shot pelo Rocket Punch onde ele dispara seu braço como um foguete ao invés de um tiro de energia. Ele pode usar essa habilidade com o Jet Adaptor e assim como Bass pode usar com o Super Adaptor. Duo também tem um ataque carregado semelhante em Mega Man 2: The Power Fighters.

TríviaEditar

  • Uma cena FMV em Maverick Hunter X mostrou que Charge Shot de X pode ser extremamente poderoso, muito mais do que é mostrado nos jogos em si: No final do Story Mode de Vile, Mega Man X disparou um tiro carregado em Vile que era poderoso o suficiente para derrubá-lo de uma vez, deixando-o bastante danificado com um buraco no peito. Da mesma forma, quando Vile descobriu que X ia matá-lo com um Charge Shot, ele expressou preocupação genuína pouco antes de X disparar. Da mesma forma, no OVA The Day of Sigma incluído no jogo, o Charge Shot também era poderoso o suficiente para derrubar um Maverick Mechaniloid e deixa-lo inconsciente temporariamente, embora não tenha ferido gravemente o Maverick.